Teletrabalho – Como gerir as equipas?
O mundo está a travessar uma situação que ninguém estava à espera e pela qual as organizações/empresas foram apanhadas de surpresa.
Para colmatar as dificuldades trazidas por esta pandemia devido à propagação do novo coronavírus Covid-19, as empresas, ou muitas delas, optaram por implementar o teletrabalho.
Desta forma, o teletrabalho passou de uma possibilidade a uma realidade dentro das empresas nos dias de hoje. Mas para a maioria das empresas esta realidade teve de ser implementada de forma repentina e preparar todo o recurso humano para esta mudança, desde as chefias as colaboradores.
Neste artigo iremos abordar alguns tópicos importantes de como gerir uma equipa em teletrabalho, dando alguns conselhos para que este novo método de trabalho, para muitos, seja um sucesso!
Ambiente de Confiança:
Para evitar conflitos e más interpretações entre o líder e a sua equipa, este tem de procurar um relacionamento baseado na confiança. Esta confiança demonstrada em toda a equipa irá, inevitavelmente, criar um bom ambiente entre todos e aumentará a produtividade de todos.
Comunicação com a equipa:
A comunicação clara com toda a equipa é essencial para haver fluidez na realização das tarefas e do cumprimento de objectivos. Defina momentos concretos para a coordenação das tarefas e a transmissão dos objectivos que pretende. Durante esta comunicação deverá optar pelo foco nos resultados e perceber se foram compreendidos por todos, evitando maus entendimentos. Todas estas acções ajudarão na motivação e aumentará assim o rendimento de todos.
Controlo do stress dos colaboradores:
Trabalhar em casa poderá ser bastante stressante, principalmente durante a pandemia, em que o movimento em casa aumenta com a presença de outros familiares. Outro facto que aumenta o stress é a proximidade entra a linha profissional e a pessoal que faz com que o colaborador trabalhe horas excessivas ou se sobrecarregue de tarefas. Nestes casos os líderes devem comunicar com os colaboradores e tentar perceber as necessidades destes e ajudar numa possível melhoria ou reestruturação. Um tema bastante actual, e que o trabalho excessivo e a pressão colocada podem desenvolver é o síndrome de Burnout.
Motivação:
A motivação é um dos mais importantes pontos que fará com que uma equipa apresente um alto rendimento e uma boa fluidez de trabalho. O líder deve manter os seus colaboradores motivados apostando em mensagens positivas e comunicação motivacional. Desta forma toda a equipa sentir-se-á emocionalmente positiva, aumentando a produtividade da mesma.






